Homeopatia
Em que consiste/o que é a Homeopatia
A Homeopatia é um método terapêutico holístico que tem como objectivo ajudar o corpo a curar-se a si próprio, utilizando medicamentos muito diluídos e potencializados para estimular o corpo a equilibrar-se. É uma terapia que estimula os mecanismos de defesa do organismo como resposta a um desequilíbrio fisiológico.
O conceito de homeopatia foi introduzido na Europa em 1796 pelo médico alemão Samuel Hahnemann. Baseia-se no princípio dos semelhantes de Hipócrates (similia similibus curantur). Isto significa que uma substancia que tenha a capacidade de induzir sintomas num individuo saudável, tem também a capacidade de curar qualquer doença com esses mesmos sintomas.
O medicamento homeopático torna-se mais potente à medida que vai sendo diluído; essa capacidade é energética e é-lhe conferida pela dinamização/agitação a que é sujeito, durante a sua preparação. Os medicamentos homeopáticos podem ser fabricados a partir de substâncias de origem vegetal, mineral ou animal.
A quem se dirige
Os medicamentos homeopáticos dirigem-se a pessoas de todas as idades incluindo crianças e adultos. Também a população mais sensível como grávidas, recém-nascidos e idosos podem tomar esta medicação.
Podemos também tratar os animais através da homeopatia.
Os medicamentos homeopáticos não apresentam toxicidade, contra-indicações ou interações com outros medicamentos. Também não existem efeitos adversos conhecidos.
O que se pode melhorar
Podemos utilizar a homeopatia para melhorar as doenças mais comuns tais como as constipações, tosse, estados gripais, dores de diferentes origens, distúrbios digestivos e perturbações no sono ou ansiedade.
Também pode ser usada como complemento para melhorar a tolerância aos tratamentos de doenças graves (radioterapia e quimioterapia), ou após lesões, cirurgias e parto.
Que medicamentos existem
Existem medicamentos simples, chamados unitários, que contém apenas uma substância. Apresentam-se normalmente sob a fórmula de grânulos.
Existem também os medicamentos compostos, ou especialidades, que contém várias substâncias ativas. Estes apresentam-se sob diferentes formas farmacêuticas como sejam comprimidos, gotas ou pomadas.
Que marcas comercializamos
Comercializamos todos os produtos das marcas registadas no INFARMED, entidade que regula a comercialização de medicamentos e produtos farmacêuticos homeopáticos.
-Boiron
-Dr. Reckeweg
-Heel
-Lenhing
Como tomar
Todos os medicamentos homeopáticos deverão ser absorvidos pela mucosa bucal. Se forem grânulos devem ser dissolvidos lentamente na boca, preferencialmente debaixo da língua.
Como regra geral, não é recomendado tomar medicamentos homeopáticos imediatamente antes ou após uma refeição. Também não é aconselhável ter na boca o sabor substâncias altamente aromáticas como o café, mentol ou tabaco.
O Aconselhamento
O aconselhamento que disponibilizamos será feito pela Drª Maria Manuel Magalhães, farmacêutica, que está diariamente presente e disponível para o aconselhar, mediante marcação.
Neste aconselhamento será questionado sobre as suas queixas em termos de saúde, estilo e hábitos de vida. Ser-lhe-ão dados conselhos quanto ao que deve tomar e o que deve modificar nos seus hábitos para se tornar numa pessoa mais saudável e feliz.
Homeopatia no mundo
A homeopatia está bastante divulgada em todos os continentes, calculando-se que é praticada em mais de 80 países e em cerca de 300 milhões de pacientes. Esta medicina com cerca de 200 anos é o tratamento complementar mais usado pela comunidade médica na Europa.
Na Europa a Homeopatia está incluída no sistema nacional de saúde do Reino Unido, França, Alemanha e Suíça.